Data

Categorias

Tags

Como Determinar os Níveis de Desempenho de uma Máquina
Os níveis de desempenho de uma máquina especificam a capacidade dos circuitos de segurança, para executar uma função em segurança.

Os níveis de desempenho de uma máquina especificam a capacidade dos circuitos de segurança, para executar uma função de segurança sob condições previsíveis. Assim, com base na avaliação de risco, é atribuído um Nível Integrado de Segurança (SIL) ou um Nível de Desempenho (PL) a cada parte da máquina.

Níveis de desempenho

Os níveis de desempenho são especificados como níveis discretos, nomeadamente, PLa, PLb, PLc, PLd e PLe. Determinados apenas para circuitos de segurança completos ou dispositivos de segurança.

Parâmetros quantitativos e qualitativos que determinam o PL:

  • Estrutura do Circuito: A estrutura de um circuito de segurança depende da disposição dos componentes e diagnósticos, divididas em categorias B a 4. Estas classificam os circuitos de segurança em termos de resistência a falhas e do comportamento aquando uma falha.
  • Tempo médio para falha perigosa: O Mean Time to Dangerous Failure (MTTFD) considera a confiabilidade dos componentes nos circuitos de segurança. Assim especifica, igualmente, as falhas que representam perigo para as pessoas, ambiente ou equipamento.
  • Cobertura de Diagnóstico (DC) e Falhas de Causa Comum (CCF): O DC mede a eficácia do diagnóstico e específica a proporção de falhas perigosas. Assim, quanto maior o risco, maior a eficácia destes diagnósticos. Já o CCF refere-se às falhas de diferentes componentes devido a um único evento.
  • Comportamento de falha: Para circuitos de segurança de categoria 2, é possível avaliar o comportamento da falha e análise de efeitos (FMEA) ou análise de árvore de falhas (FTA). Assim, segundo a aplicação e os componentes selecionados, as medidas adicionais para atender aos requisitos da ISO 13849, são necessárias.
  • Software de utilizador relacionado à segurança: O ciclo de vida do produto do software de utilizador relacionado à segurança deve considerar a prevenção de falhas. O objetivo principal do software deve ser legível, compreensível, testável, passível de manutenção e, de preferência, livre de falhas.
  • Falhas sistemáticas: Estas são as falhas rastreadas até uma causa específica, eliminadas apenas com a alteração do projeto, processo de fabricação, comportamento operacional e documentação.

Outros parâmetros para determinar os níveis de desempenho de uma máquina incluem as condições ambientais, a taxa de exigência e quaisquer substâncias que afetem os materiais.

Partilhar

Artigos Relacionados