Data

Categorias

Tags

A Energia mais verde é a que não necessitamos de usar

Os óculos do futuro agora

Vivemos tempos de grandes mudanças e desafios energéticos.

Em 2022 em resultado da guerra entre a Ucrânia e a Russia, verificam-se novas realidades geopolíticas com grande impacto no mercado da energia. Em resultado destas alterações a União Europeia foi levada a tomar medidas de que exigem uma aceleração drástica da transição para as energias limpas e, reforçar a sua independência energética, relativamente a alguns fornecedores de combustíveis fósseis, em particular a Russia.

Desta forma a Comissão europeia lançou um plano designado de Plano REPowerEU que procura tornar a Europa independente energéticamente dos combustíveis fosseis Russos muito antes de 2030.

O Plano REPowerEU procura combater o problema baseado em três vias: 

  • a poupança energética
  • a produção de energia limpa
  • a diversificação do nosso aprovisionamento energético

Energia Limpa

Existe a necessidade de aumentar muito a implantação de energias renováveis e acelerar a eletrificação e a substituição do calor e dos combustíveis de origem fóssil nos setores da indústria, dos edifícios e dos transportes. Esta transição para energias renováveis e limpas dará um forte contributo à redução dos preços da energia e a dependência Europeia das importações. 

Alguns números previstos:

  • Na Indústria, a eletrificação, a eficiência energética e a utilização de energias renováveis poderão permitir uma poupança de 35 mil milhões de metros cúbicos de gás natural até 2030.
  • As maiores reduções de gás, de quase 22 mil milhões de metros cúbicos, podem ser alcançadas nos setores dos minerais não metálicos, do cimento, do vidro e cerâmica, da produção de produtos químicos e refinarias.
  • Cerca de 30 % da produção primária de aço da UE deverá ser descarbonizada através da utilização de hidrogénio renovável até 2030.

Energia de fontes renováveis

A UE tem déficit energético, sendo a energia de fontes renováveis a mais barata e mais limpa disponível, oferece uma grande vantagem que é poder ser produzida dentro da UE, reduzindo dessa forma a necessidade de importar energia.

A Comissão propõe aumentar a meta da UE para 2030 em matéria de energias renováveis dos atuais 40 % para 45 %. O plano REPowerEU procura acelerar e elevar a capacidade total de produção de energia a partir de fontes renováveis de 1067GW para 1 236 GW até 2030.

Poupança energética

A realidade é que a poupança de energia é a forma mais barata, mais segura e mais limpa de reduzir a dependência Europeia das importações de combustíveis fósseis.

Tem de haver uma consciencialização coletiva, todos: consumidores e empresas de todos os setores industriais, podemos contribuir para uma redução do consumo energético. Este esforço individual e coletivo conjugado com medidas de eficiência energética, terão certamente um verdadeiro impacto positivo na economia e nos preços, reduzindo diretamente as nossas faturas de energia e, tornando a transição energética da UE para as energias limpas mais suave e eficiente.

Algumas dicas para reduzir o consumo energético na nossa vida quotidiana:

  • Reduzir as temperaturas de aquecimento/arrefecimento ou de utilização do ar condicionado;
  • Escolher eletrodomésticos mais eficientes energicamente e utilizados de forma adequada no seu consumo energético;
  • Usar o carro somente quando necessário e conduzir de forma mais económica;
  • Fazer a transição para uma maior utilização de transportes públicos e para uma mobilidade ativa;
  • Passar as lâmpadas de casa ou nas empresas para LED e desliga-las sempre que não forem necessárias.

O óculos de realidade aumentada ajudam-nos no dia a dia, para corrigir a falta de visão ou para nos proteger por exemplo do sol.

Mas saiba que já existem outros tipos de óculos que nos podem ajudar a tarearmo-nos mais produtivos e cirúrgicos. Os óculos de realidade aumentada estão aí e podem ser parceiros muito valiosos. Estes novos óculos realçam o ambiente com informação auxiliada por computador. As inovadoras tecnologias com realidade aumentada (AR) oferecem-nos novas e diferentes formas de olhar para o dia a dia e também em particular para o mundo do trabalho do presente e do futuro.

Estes inovadores óculos de AR inserem dados auxiliados por computador diretamente no campo de visão do utilizador. Depois estes utilizadores conseguem obter informação adicional em tempo real – desta forma as observações relativas à operação ou instruções por exemplo de uma reparação, poderão ser disponibilizadas no campo de visão dos óculos do utilizador a partir de um membro da equipa de atendimento ao cliente. O utilizador dos óculos poderá ver a área apresentada sobreposta à visão do mundo real.

Destaca-se que esta tecnologia de realidade aumentada não estará disponível somente nos óculos de AR. Outros equipamentos como por exemplo os smartphones também podem enriquecer as gravações da câmara em tempo real com informações.

A Eficiencia Energética

A energia mais verde é a que não necessitamos de usar assim a eficiência energética é sem duvida a maneira mais rápida e acessível de descarbonizar nossa economia e garantir energia confiável e sustentável para todos no planeta.

A maior parte da energia é usada nos nossos edifícios, cidades, fábricas e transportes. Ma a realidade é que usamos muito mais energia do que necessitamos, o que nos desvia do caminho para atingir nossas metas climáticas globais.

Por que a eficiência energética é importante?

A curto prazo na UE temos um desígnio politico e económico, mas o mais importante é a luta contra as alterações climáticas que tem efeito globais sobre o planeta e a questão da eficiência energética estão interligadas. Verifica-se uma emergência climática com o aumento da temperatura média do planeta e a redução da nossa pegada de carbono é critica, por isso é necessário reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

Existem atualmente tecnologias disponíveis, que podem que podem ser relevantes quando associados aos equipamentos que todos nós operamos no dia a dia, no ar condicionado, nos veículos, nos transportes, etc.

Estima-se que a eletrificação da sociedade desempenhe um papel significativo, proporcionando 20% de economia de energia, por exemplo, através da substituição de caldeiras de combustível fóssil por bombas de calor mais eficientes, mudança para eletricidade para aquecimento de baixa temperatura na indústria e adoção mais rápida de veículos elétricos.

Alguns benefícios da eficiência energética?

  • Economiza dinheiro;
  • Tem um tempo de retorno do investimento relativamente curto;
  • Soluções tecnológicas disponíveis a serem implementadas imediatamente;
  • Redução da pegada ecológica;
  • Potencial crescimento económico;
  • Potencial de crescimento de emprego;
  • Melhor qualidade de vida;
  • Melhor saúde;
  • Melhor qualidade do ar;
  • Segurança energética;
  • Etc

Partilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados