Data

Categorias

Tags

Importância da manutenção preventiva na mecânica automatizada
As empresas devem investir numa manutenção preventiva, assim conseguem otimizar os equipamentos, evitarem paragens inesperadas, eliminarem possíveis riscos.

As falhas e as avarias afetam negativamente a produtividade de uma empresa, que por sua vez aumentam os custos operacionais. Mas os imprevistos acontecem.

Assim, as empresas devem investir numa manutenção preventiva, assim conseguem otimizar os equipamentos, evitarem paragens inesperadas, eliminarem possíveis riscos que coloquem em causa a integridade física dos trabalhadores e manterem o padrão de qualidade e confiança.

O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é um conjunto de ações de inspeção que visam prevenir possíveis avarias nos equipamentos e na maquinaria de uma empresa, evitando assim paragens forçadas.

A manutenção preventiva consiste em tarefas sistemáticas, como revisões e possíveis substituições de peças. Assim, é possível determinar, de antemão, quais as peças que serão necessárias para manter o funcionamento operacional da maquinaria industrial em questão.

Portanto, ter um plano de manutenção preventiva bem delineado significa precaver-se de eventuais danos em equipamentos cruciais à produtividade da empresa, que poderiam gerar prejuízos e colocar em risco a segurança dos funcionários.

Vantagens da manutenção preventiva

Contenção de custos

Este tipo de manutenção contribui para o aumento da vida útil dos equipamentos, evitando a necessidade de investir em novos equipamentos.

Uma interrupção inesperada acarreta prejuízos para o negócio, pois como diz o velho ditado tempo é dinheiro.

A imprevisibilidade temporal de uma paragem forçada, seja por falta de peças em stock, profissionais especializados para resolver a questão ou problemas graves que requerem uma correção mais demorada, atrasa as entregas aos clientes.

Uma falha inesperada também significa ter que pagar horas extras aos técnicos ou valores acima do normal pela entrega de peças em horário pós-laboral. Um programa de manutenção preventiva visa evitar esses problemas por meio das tarefas planeadas.

Segurança

Um equipamento a operar em condições inadequadas cria situações de perigo, podendo levar a acidentes de trabalho. Assim está assegurado que o equipamento está funcional e, portanto, é seguro para os funcionários da empresa.

Eficiência

Este tipo de manutenção inclui inspeções periódicas, trocas de óleo e outros fluidos, substituições de peças, entre outros. São estas ações que vão permitir ao equipamento funcionar com mais eficiência, resultando na otimização dos processos.

Redução do tempo de inatividade do equipamento

Claro que a manutenção exige tempo de inatividade, mas a manutenção preventiva pode diminuir esse período de paragem. E ainda, é possível marcar a manutenção para horários mais convenientes.


Reputação da empresa

Uma empresa parada não consegue cumprir prazos. Ao ter os equipamentos funcionais, consegue satisfazer os pedidos dos seus clientes dentro do tempo previsto, impulsionando a reputação da empresa.

Saiba mais sobre equipamentos industriais na Flexbor.

Partilhar

Artigos Relacionados