Data

Categorias

Tags

Gestão de Projetos na Indústria 4.0
A gestão de projetos é uma fator fundamental na digitalização das empresas, na inovação e na automatização de sistemas de produção de alta eficiência, a chamada industria 4.0.

Vive-se, neste momento, a designada Quarta Revolução Industrial (usualmente chamada de Arte 4.0), este processo de mudança coloca grandes desafios às empresas na sua globalidade e em especial às empresas de cariz produtivo. A digitalização e as redes digitais são um fator central e evidente na Indústria 4.0, os sistemas integrados e autónomos ligados em rede, têm na internet canal privilegiado de comunicação, permitindo crescentes representações virtuais da realidade.

A Indústria 4.0 é essencialmente inovação, automação de processos aplicação de novas tecnologias cada vez mais sofisticadas e complexas.

O 5G como base do fluxo de rede permite novas performances à chamada Internet das Coisas, como veículo que irá conectar cada vez mais máquinas, pessoas e dados, integrando sistemas de informação de tal forma que a comunicação entre todos esses elementos permite acelere a tomada de decisão em contexto empresarial. Conetividades mais eficientes, permitirão que as tarefas sejam atribuídas de forma mais rápida e correta, com a integração entre todas as partes interessadas, melhorando a transparência e a transferência de informação.

Novos modelos de nogócios

Esta crescente Indústria 4.0 irá cada vez mais promover, o surgimento de novos modelos de negócio e de cooperação entre empresas e setores, obrigando as organizações envolvidas a adoptarem novos estilos e formas de gestão: mais agilidade, mais inovador, crescentes redes colaborativas, que aumentam a constante necessidade intercâmbio de conhecimentos, tanto horizontal como vertical, de forma a estabelecer canais para identificar melhorias, problemas, erros e soluções para os desafios.

O papel da Gestão de Projetos

Neste ambiente cada mais desafiante e inovador, o papel da gestão de projetos é crucial no suporte aos processos de digitalização das empresas, abrindo caminho à transição para este novo paradigma industrial.

A tecnologia e a inovação será a palavra chave, o farol da mudança, que irá influenciar também a função do “gestor de projetos 4.0”. Este novo gestor de projetos no seu processo de planear, decidir, organizar e operar, terá diferentes e crescentes desafios, muitos diferentes dos atuais, com a implementação de novos modelos de trabalho e de tempo baseados no digital, na conectividade e na partilha de informação, trabalhando a qualquer hora e em qualquer lugar, com decisões mais autónomas e com a necessidade de desenvolvimento e mobilização de novas competências, formais e informais. As competências mais críticas do novo gestor de projetos, deverão ser identificadas e enfatizadas e o seu desenvolvimento priorizado de acordo com o seu impacto na Indústria 4.0.

Gestor de Projetos 4.0

Os desafios que se prevêm para o novo gestor de projetos 4.0, implicará o desenvolvimento de novas competências e habilidades nomeadamente ao nível da tomada de decisão e capacidade de visão global e integradora, diferenciando-se dos seus antecessores pela sua maior eficiência, flexibilidade, rapidez e maior capacidade competitiva.

Assim como, os novos desafios se colocam ao nível da interação interpessoal, com as necessárias competências ao nível do poder de comunicação e trabalho em equipa, no uso de informação, na resolver de problemas de complexidade crescente, adaptando-se e inovando constantemente na resposta aos novos problemas e circunstâncias, assim como organizar e expandir o poder da tecnologia para criar novos conhecimentos, fundamentais na otimização da produtividade.

Em resumo: A evolução da Indústria 4.0 traz novos e crescentes desafios que trazem novos desafios na forma de gerir projetos, projetando a necessidade que o gestor de projetos se adaptar aos novos desafios e expetativas disruptivas do setor.

Partilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados