A indústria 4.0 é a chamada quarta revolução industrial, é o momento em que a interação entre o real e o digital. Esta indústria surge da necessidade de melhorar os sistemas de produção e os modelos de negócio. Assim, na procura pela inovação e desenvolvimento, a quarta revolução industrial é impulsionada pela tecnologia, que é o meio de comunicação mais utilizado para comunicar e promover produtos e serviços.
Para promover a indústria 4.0 existem alguns incentivos destinados às empresas, com o intuito de promover a transformação digital e adoção de novas tecnologias, melhorando a competitividade dos negócios.
Conceitos da Indústria 4.0
Internet das coisas (IoT)
Refere-se às máquinas ou equipamentos que estão permanentemente ligados à internet, que facilitam a interação entre os dispositivos tecnológicos e as pessoas. Através dos seus sensores permitem a recolha inteligente, troca de dados e informações para posterior análise.
Big data
Hoje em dia é possível armazenar uma grande quantidade de informação, o que possibilita a elaborar previsões, antecipar riscos, tomar decisões e otimizar processos. Mas não é possível analisar manualmente toda esta informação, por isso são utilizados alguns mecanismos, os chamados 6Cs:
- Conexão à rede industrial para captação dos dados, através de sensores e CLPs (controladores lógicos programáveis);
- Cyber, modelo de memória utilizado pelas máquinas durante o processamento dos dados;
- Cloud, armazenamento das informações em servidores virtuais (computação em nuvem);
- Conteúdo gerado pela análise dos dados, produzindo informações relevantes e de qualidade para o negócio;
- Comunidade para intercomunicar e partilhar essas informações (equipas internas), auxiliando no processo de criação de estratégias de otimização e desenvolvimento;
- Customização para tornar a manufatura ajustável, flexível e prática, garantindo a personalização e os valores estabelecidos para o cliente.
Segurança
Aliada aos conceitos anteriores, no mundo digital a segurança é de extrema importância. É importante assegurar a segurança dos sistemas de informação dentro da empresa, evitando falhas de comunicação entre as máquinas.
Impacto da Indústria 4.0
- Aumento da produtividade e da velocidade de produção;
- Melhoria nas condições de trabalho;
- Personalização de produtos e serviços;
- Adaptação e flexibilidade ao mercado
Incentivos à Indústria 4.0
Em Portugal, os incentivos à Indústria 4.0 estão integrados na Estratégia Nacional para a Digitalização da Economia, implementada pelo Ministério da Economia e da Transição Digital. Assim, o IAPMEI disponibiliza um conjunto de incentivos para apoiar a modernização e inovação dos produtos, serviços e modelos de negócio:
Vale Oportunidades de Investigação
Apoia projetos para aquisição de serviços em atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico e de transferência de tecnologia. Com limite de 15 mil euros, 75% não reembolsável.
Vale Indústria 4.0
Apoia a criação de uma estratégia tecnológica nas empresas, alinhada com os princípios da Indústria 4.0. tem o valor de 7500 euros, pretende apoiar mais de 1500 empresas portuguesas.
SI I&D Empresas
Destinada a apoiar projetos de investigação industrial e desenvolvimento experimental, que levem à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas já existentes. Não é reembolsável até 1 milhão, mas acima desse valor 25% é reembolsável.
SI Inovação Produtiva
Com o objetivo de promover a inovação empresarial, através de melhorias na forma de produção e nos métodos de fabrico, logística e distribuição, é disponibilizado um incentivo entre 15 e 75% – 50% através de subsídio não reembolsável e os restantes 50% através de empréstimo bancário sem juros.
SI Empreendedorismo Qualificado e Criativo
Devido à reprogramação do programa Portugal 2020, este apoio inclui um incentivo não reembolsável (50%) e um incentivo reembolsável com isenção de juros (50%).
Em caso de dúvidas, neste ou outro tema, contacte-nos.